Tênis é uma opção de esporte seguro na pandemia

Tênis é uma opção de esporte seguro na pandêmia

Sem precisar de contato físico, e com distanciamento social entre o jogadores, o tênis é uma alternativa para quem busca praticar exercício físico de forma segura durante a pandemia da Covid-19. 

Conforme pesquisa da Associação Médica do Texas, na qual médicos produziram uma tabela numerando de 1 a 10 as atividades que expõem risco baixo, moderado a alto risco de contrair o novo coronavírus, o tênis foi considerado o esporte mais seguro de se praticar durante a pandemia, com baixo risco de contaminação, recebendo nota 2 de 10.

Entre os critérios avaliados estava se as atividades seriam realizadas em área interna ou externa; a proximidade de outras pessoas; o tempo de exposição ao vírus; e a probabilidade de manter as práticas de prevenção.

O profissional de Educação Física e professor de tênis da Sogi Henrique Ferreira destaca que, além de seguro, praticar tênis tem muitas vantagens por ser um esporte completo e amplo, sua pratica promove saúde e ajuda na prevenção de outras doenças. "Além de ser abrangente e inclusivo, pois pessoas de todas as idades e gêneros podem praticar. Os benefícios do tênis também se estendem ao bem-estar físico e psicológico, pois promove o emagrecimento e também libera hormônios do bem-estar para seus praticantes. São benefícios necessários para a saúde das pessoas, ainda mais em época de pandemia".

Entre os benefícios, estão:

Auxilia no combate a depressão e ao esgotamento mental

Entre os benefícios do tênis, sua prática é capaz produzir hormônios como a dopamina, serotonina, ocitocina e até mesmo a endorfina. Essas substâncias interferem nas nossas sensações pois estão relacionadas ao bem-estar, alegria e prazer. Além disso, elas também são responsáveis pela redução do estresse e podem aumentar a motivação e satisfação dos praticantes. Devido a esses fatores, o tênis pode ser um amigo perfeito no combate da depressão e ao esgotamento mental, além de ser uma ótima forma de aprendizados de valores sociais que podem ser utilizados tanto em quadra quanto na sociedade.


Melhora o condicionamento físico
O tênis pode parecer fácil para quem assiste, mas na prática a realidade é outra, pois para praticar o tênis é necessário utilizar o corpo inteiro, estimulando constantemente todo o corpo no decorrer da partida. A pratica contínua desta modalidade traz algumas melhorias que se tornam perceptíveis com o tempo, tais como, o aumento da flexibilidade, a melhora do fortalecimento muscular, aumento dos reflexos e a melhora no repertório motor do praticante. 


Auxilia no emagrecimento
Para jogar uma partida de tênis, os praticantes precisam das pernas para se locomover, dos braços para rebater, da força dos músculos para executar os movimentos e assim por diante. Sendo assim, uma das coisas mais interessantes dentro do tênis é que ele pode auxiliar no emagrecimento. O praticante se diverte, se concentra para executar o jogo e acaba emagrecendo, mesmo sem notar.

Segundo o professor Henrique Ferreira, o tênis pode proporcionar uma queima calórica de cerca de 500 kcal até 1000 kcal. "Vale ressaltar que o número de calorias perdidas depende do grau de intensidade da partida, da movimentação do jogo, da demanda muscular necessária e uma série de outros fatores", explica Henrique.


É um esporte abrangente
O tênis é um esporte que não possui exigências de gênero ou idade para ser praticado. Por tal fato, é possível que crianças e idosos pratiquem e aproveitem dos benefícios do tênis dentro de sua realidade motora.

O associado da Sogi e tenista Ricardo Lebedenco, 48 anos, conta que começou a praticar tênis quando criança, mas parou e nunca mais jogou regularmente, voltando recentemente às quadras. "Foi na SOGI, há 2 anos, que tive a chance de voltar a ter aulas e praticar este esporte. Eu e meu filho jogamos duas ou três vezes por semana, e nos sentimos muito seguros, já que estudos mostram que o tênis é um dos esportes que apresenta menor risco de contaminação por COVID. Além da diversão, possibilita uma fonte de exercícios aeróbicos e vitamina D". 




15 de abril de 2021 - 10:10 horas

Comentários:


Comente:

Fazer login