Atletas da SOGI competem no Mundial de Tiro Esportivo, nos EUA


Cinco integrantes da equipe de Tiro ao Prato da Sociedade Ginástica Ijuí (SOGI) estão participando, desde o dia 30 de julho, do 126º Grand American World Trapshooting Championships, maior competição de Tiro Esportivo do mundo, realizada na cidade de Sparta, nos Estados Unidos. A presença dos atiradores representa um marco histórico para o clube e para a cidade de Ijuí: é a maior delegação da SOGI já registrada em um campeonato mundial da modalidade.


O Tiro ao Prato, ou trapshooting, como é conhecido internacionalmente, é uma divisão do Tiro Esportivo em que os competidores utilizam espingardas para atingir pratos de argila lançados a alta velocidade e em direções variadas. O esporte exige precisão, concentração, controle emocional e agilidade, sendo uma das mais tradicionais e técnicas modalidades de tiro no cenário esportivo internacional.


A delegação da SOGI é formada pelos atletas Flavio Krüger, Marcos Lins, Mauro Ricardo da Silva, Valmir Antonello e Tiago Antonello, que estão levando o nome do clube e da cidade de Ijuí ao cenário mundial da modalidade. Entre eles, destaca-se Flavio Krüger, que retorna ao Grand American após uma participação vitoriosa em 2018, quando conquistou dois títulos mundiais, sagrando-se campeão nos eventos Hodgdon Powder Singles e MEC Shooting Sports Singles. Agora, acompanhado por seus companheiros de equipe, Krüger reforça o prestígio técnico e a tradição da SOGI no Tiro ao Prato.


Outro grande destaque é Tiago Antonello, que integra a Seleção Brasileira de Tiro ao Prato, convocado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE). Ele é um dos oito atletas que representam oficialmente o Brasil no campeonato. Para Tiago, a participação tem um valor simbólico e emocional importante. “Representar o Brasil é uma honra imensa, um compromisso com o esporte e com todos que torcem por nós. Estar aqui, ao lado dos meus companheiros da SOGI, é ainda mais especial. Foi com eles que aprendi a atirar, cresci tecnicamente e me preparei para estar neste nível. Poder dividir esse momento com a equipe que me formou é algo que levo com muito orgulho”, afirma Antonello.


Cada competidor participa das provas de acordo com sua categoria técnica e experiência, sendo avaliado individualmente conforme os critérios oficiais do torneio. Flavio Krüger e Valmir Antonello competem exclusivamente em provas da modalidade Single, em que os atletas disparam sobre pratos lançados de uma única máquina central. Marcos Lins participa das provas Single e Handicap, modalidade em que os atiradores disparam a partir de diferentes distâncias, aumentando o grau de dificuldade. Já Mauro Ricardo da Silva e Tiago Antonello disputam as três principais categorias do campeonato: Single, Handicape Double, sendo esta última caracterizada pelo lançamento simultâneo de dois pratos, exigindo rápida reação e controle absoluto do ritmo de disparo.


No primeiro dia de provas, todos os atletas da SOGI participaram da tradicional Fiocchi Singles, com resultados expressivos. Flavio Krüger e Tiago Antonello alcançaram 98 acertos em 100 pratos lançados, com séries de 23, 25, 25, 25, e 25, 25, 24, 24, respectivamente. Valmir Antonello e Marcos Lins somaram 96 acertos, com séries de 24, 23 ,24 ,25 e 24, 25, 23, 24. Mauro Ricardo da Silva completou a participação dos representantes de Ijuí com 92 acertos (20, 24, 23, 25), reforçando o bom início da equipe no Grand American.


Até o fechamento desta edição, os atletas da SOGI seguiam em disputa nas demais categorias do torneio, com provas programadas até o dia 9 de agosto. A participação segue sendo acompanhada com grande expectativa, tanto pelo histórico dos competidores quanto pelo simbolismo da presença da equipe em um dos maiores palcos do Tiro Esportivo mundial. 

Atletas da SOGI competem no Mundial de Tiro Esportivo, nos EUA


30 de julho de 2025 - 18:17 horas

Comentários:


Comente:

Fazer login