Dançar traz benefícios para o corpo e mente

Dançar traz muitos benefícios para o corpo e mente

No dia 29 de abril comemoramos o Dia Internacional da Dança. Na Sociedade Ginástica Ijuí dançar faz parte da rotina dos associados, seja nos bailes, nas aulas de Zumba, Ritmos Fit ou no Balé. 

A professora de Zumba da Sogi e estudante de Educação Física Camila Branco, explica que a pratica da dança traz muitos benefícios para a saúde das pessoas, independente da faixa etária. "Colocar o corpo para mexer ao som de uma música agradável melhora o sistema cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo, favorece a respiração correta e também ajuda nas defesas do organismo. Quem dança trabalha o corpo e a mente", enfatiza a profe Camila.

A associada Elaine Rodrigues Arais, 66 anos é frequentadora assídua das aulas de Zumba. "Nas segundas e quartas danço Zumba sempre, pois dançar amplia a minha saúde física, auxilia na minha postura, flexibilidade, memória e emagrecimento. Na saúde mental vejo a oportunidade de maior transformação, diminuindo a depressão, reduzindo estresse, ficando mais leve, gerando alegria e energia vital, me dando maior esperanças na minha vida e no meu futuro", relata Elaine.

A Michele Flores, mãe da Heloísa, aluna de Balé da Sogi, conta que a Heloísa ama dançar e se diverte muito assistindo as outras bailarinas dançando. "Ela passa a semana toda esperando pelo dia das aulas de balé. Sempre que entra no carro, mesmo que para dar uma voltinha, ela pergunta: eu vou no balé, mamãe? Eu vou no balé?". Michele relata que a pequena Heloísa se sente importante mostrando aos pais o “pé de bailarina” e o “pé de bruxa” que aprendeu nas aulas. "Ela faz toda família repetir os movimentos que ela ensina". 

Para Michele, é perceptível a importância da Dança na vida da Heloísa, especialmente nesses dias de isolamento social. "O balé é a atividade que ela pode socializar com outras crianças. Ela se sente parte do grupo, se sente feliz, segura, linda, ela se acalma e se sente uma verdadeira princesa de musicais", explica Michele. 

Na Sogi, as aulas de Dança acontecem diariamente. Os associados interessados em aproveitar os benefícios desta atividade, podem praticar uma modalidade de Dança para cada dia da semana, se assim tiverem o desejo. As aulas de Zumba são realizadas todas as segundas e quartas às 9h15, sextas às 18h30 e 19h40 e aos sábados às 15h. Já as aulas de Ritmos Fit acontecem as segundas e quartas-feiras às 18h30 e às 19h40. O Balé para crianças acontece nas sextas-feiras, a turma do módulo 1 tem aula às 8h45, a turma do preparatório às 9h45 e o Baby Class às 10h30.


30 de abril de 2021 - 18:38 horas

Comentários:


Comente:

Fazer login