Banda Os Fugitivos irá tocar no evento Pesonalidades Sogi

Conheça a banda que irá tocar no evento Pesonalidades Sogi

No dia 21 de abril, a banda Os Fugitivos estará participando do evento Pesonalidades Sogi. A banda foi fundada em 1967, pelos jovens Jorge Burtet, Cláudio Kath, Beto Ghisleni, Paulo Tissot e Enir Stralioto. Naquela época o conjunto era formado por estudantes do Colégio Santo Ângelo (Irmãos Maristas) e se apresentavam no programa do professor Carlinhos Schroder, "Mini Show", todos os sábados, na biblioteca municipal.

Em 1968 e 1969, Cláudio Kath e Paulo Tissot deixam o conjunto para estudar fora da cidade de Santo Ângelo, entrando na banda novos integrantes, o cantor e guitarrista Zéka Fonseca (havia ganhado um prêmio "canário de ouro" na TV Gaúcha).

Em 1971, Os Fugitivos venceram o festival de música Bet, em Possadas, na Argentina, e o sucesso chegou para valer, levando a Banda para Santa Maria, para os músicos estudarem, paralelamente a sua atividade musical. Nesta ida para Santa Maria, os quatro Fugitivos Beto, Zéka, Jorge e Enir, resolvem convidar um guitarrista roqueiro para compor o time, sendo ele Anibaldo Rohenkol, guitarrista e solo.

Chegando em Santa Maria, fizeram abertura de apresentações da banda Mutantes / Rita Lee no Corinthians. Os Fugitivos se tornaram sucesso absoluto do momento, muitas apresentações, bailes de formaturas, mas a exigência e a concorrência da época, muito grande, fez com que o grupo chamasse mais um elemento, o Denis Kissner, popular Peninha (percussão e voz), deixando assim o conjunto mais adequado, para grandes bailes, onde a variedade musical exigia muito dos conjuntos, para agradarem seu público.

Em 1973 a 1975 com todos os integrantes cursando a UFSM, Enir decide despedir-se da banda para cursar medicina em Pelotas, e para ocupar seu lugar, o grupo convidou o Baixista e cantor Luiz Martins, de Julio de Castilhos. A agenda de eventos permaneceu sempre lotada, a turma conseguindo estudar, pagar suas despesas, pois seus pais eram pessoas de poucas posses, e a parceria incomparável do grupo, continua cada vez mais forte, todos morando na mesma república, estudando, ensaiando e alegrando por onde se apresentavam. 

Em 1976, no auge da fama, no meio estudantil e na imprensa Santamariense e regional, Os Fugitivos recebem um convite para acompanhar os Famosos INCRÍVEIS, de São Paulo, (que tocava sucessos como: Era um garoto, Czardas, entre outros), por mais de 17 bailes no RS, SC e Argentina. "Foi muito complicado por perder aulas, mas em julho de 1976, mas esta excursão aconteceu, e foi maravilhoso", destaca Beto Ghisleni.

Em 1977, juntou-se à banda a cantora Isa Martins (esposa do baixista Luiz Martins) e Ildo Mengarda, voz e violão. Nesta época, Os Fugitivos já estão em fase final de suas faculdades:

Beto Ghisleni, Educador Físico, atualmente reside em Nova Palma.
Denis Peninha,Sonorização e Técnica, Hoje Mora em Palmas, no Tocantins.
Anibaldo Roenkhol, Base Aérea, permanece residindo em Santa Maria/RS.
Luiz Martins, arquivologista, hoje  mora em Florianópolis/SC
Zéka Fonseca,Engenheiro Agrônomo, está morando em Canoinhas/SC.
Isa Martins, cursou Letras - Inglês, hoje mora em Florianópolis/SC.
Jorge Burtet, Engenheiro Civil, atualmente reside em Rondonópoli/MT.
Ildo Mengarda, Engenheiro Agrônomo, morando em Campinas/SP.
Enir Straliotto, Médica, Hoje mora em Camboriú/SC.

Em 1982, encerrou-se profissionalmente a banda Os Fugitivos. Quase 20 anos depois do final da banda, por incentivo do jornalista do Jornal A Tribuna, de Santo Ângelo, João Baptista (vereador em Santo Ângelo na época), OS FUGITIVOS, se reencontram, numa apresentação de inauguração de uma casa noturna em Santo Ângelo, A Arena. Tocaram exatamente as mesmas músicas do repertório de seu último baile como profissionais, lé em 1982, no clube Comercial em Sta.Maria. Músicas dos anos 60,70 e 80.  O sucesso foi tão grande, o saudosismo e a emoção que envolveu fãs e ídolos, foi tão intensa, que não mais pararam com seus reencontros. Agora, a banda se reencontra uma vez pro ano.

"Deste primeiro reencontro, até hoje, já aconteceram 16 reencontros, gravamos um CD, com músicas que faziam parte de nosso repertório, alguns DVDs, e no Youtube existem várias tomadas de alguns dos nossos reencontros" ressalta o integrante Beto Ghisleni. 

O último reencontro, aconteceu na Sogi, em novembro de 2017, por ocasião da Grande FESTA DE ARROMBA, e agora, mais um ano a banda estará presente abrilhantando o mais um evento no Salão Nobre da Sogi. 


2 de abril de 2018 - 18:21 horas

Comentários:


Comente:

Fazer login